Impressões sobre a 27​ª CSUN - Conferência Internacional da California State University, Northridge​

Por Lucy Gruenwald 2012

Acompanhamos a conferência "Accessing Higher Ground" de 2012.

CSUN, reconhecida como a maior e mais importante feira de tecnologia assistiva dos Estados Unidos possibilita o encontro entre pesquisadores, fabricantes, consumidores e profissionais em geral que prestam serviços de acessibilidade nas Universidades e em Instituições diversas,compartilhando conhecimentos e experiências com a finalidade de promover a participação plena das pessoas com deficiência na área educacional, de trabalho e no campo social.​

Os temas da conferência são diversos, como tecnologias assistivas emergentes, emprego, educação, além de palestras voltadas mais especificamente para cada tipo de deficiência, como visual ou auditiva. Clique no link para acessar a programação completa (atenção: página em inglês).

Este ano a feira contou com dois dias de pré-conferência, quando foram realizados alguns workshops; três dias de conferência com mais de 350 apresentações, além de um hall de exposição com 133 fabricantes de tecnologias assistivas. Em 2011 foram mais de 4.800 participantes.

A principal palestrante do evento deste ano foi a atriz e comediante Geri Jewell. Militante das questões sobre deficiência, Geri foi a primeira atriz com uma deficiência visível – ela nasceu com paralisia cerebral – a aparecer regularmente em um programa de televisão nos Estados Unidos. Com mais de três décadas de carreira, Geri já ganhou uma série de prêmios por seus trabalhos. Em 2011, ela lançou sua autobiografia "I'm Walking as Straight as I Can: Transcending Disability in Hollywood and Beyond", ainda sem tradução para o português.

Outro grande destaque do evento foram os aparelhos da Apple, como o Iphone e o Ipad. As apresentações sobre acessibilidade destes equipamentos atraíram muitos participantes e pode-se observar um número expressivo de pessoas com deficiência visual interessadas nos aparelhos. Devido a sua portabilidade e a interface fácil com o usuário, uma série de aplicativos está sendo desenvolvida para esse segmento do mercado.

Outras empresas também participaram ativamente da feira, como Google e Microsoft. O grupo ATHEN (Access Technology Higher Education Network), no seu esforço em dar assistência às instituições, reportou no CSUN as avaliações que estão fazendo sobre a acessibilidade dos programas do Google, em particular Gmail e Agenda.

O relatório, que deverá ser entregue ao Google, é bastante completo e aborda o uso destes programas através de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual, motora, cognitiva ou de aprendizagem. As avaliações podem ser encontradas em http://athenpro.org/node/164 e http://athenpro.org/node/166. Também foram apresentados os novos recursos de acessibilidade do pacote Office 2010 –Acessibility Checker entre outros, e considerações sobre a elaboração de documentos PDF acessíveis (tagged PDF).

VOLTAR