Novo iOS10: uma visão geral e detalhes sobre os recursos de acessibilidade para iPhone e iPad.

Lucy Gruenwald e Cristiana Cerchiari Agosto/2016

A Apple anunciou (junho/2016) o novo sistema operacional iOS10 para  iPhone/iPad. Embora a versão disponibilizada seja de testes e direcionada aos desenvolvedores (a ser liberada ao público no final de 2016), já está gerando muitas discussões e comentários na Internet, devido aos novos recursos e mudanças no uso dos dispositivos.

Como toda  nova versão de software, é  importante avaliá-la sob a ótica da acessibilidade, porque do mesmo modo que melhorias são implementadas, novas barreiras podem ser criadas para os usuários, principalmente  aqueles com deficiência, seja ela visual, auditiva, cognitiva, motora e outras.  Estes usuários correm inclusive o risco de ver diminuída ou mesmo anulada a sua autonomia na utilização de alguns recursos.

Neste artigo destacamos oito itens do iOS10 que  consideramos mais suscetíveis a conflitos com a acessibilidade , são eles:

  1. Tela Bloqueada
  2. Central de controle
  3. Home
  4. Opções de acessibilidade
  5. SIRI
  6. Teclado melhorado
  7. Mapas e Músicas
  8. Mensagens e Fotos

Nota: no texto, quando falamos direita, esquerda, a cima ou a baixo, estamos supondo o iPhone no sentido vertical com o botão HOME na parte inferior.

1.TELA BLOQUEADA

No iOS10 a tela bloqueada foi totalmente redesenhada, e as principais novidades são:

a)  Ativação do dispositivo: Não será mais preciso tocar no botão HOME  para “acordar”  o iPhone. O equipamento vai detectar que você fez um movimento com ele (para cima, como se tivesse levando-o aos olhos para ler), e a tela inicial (aquela bloqueada) será apresentada.

b)  Notificações: Os alertas, que você recebe das apps  na tela ainda bloqueada, como por exemplo as mensagens recebidas do WhatsApp,  Facebook , ou de qualquer outra app que você programou para receber ao ativar o dispositivo, vão continuar existindo da mesma forma, porém com novo layout.  No iOS10 elas estarão organizadas em blocos separados, bastante distintos, o que facilitará  a sua leitura por todos os usuários , mas principalmente por aqueles com deficiência cognitiva, que muitas vezes se confundem quando visualizam telas com excesso de informações.

Outra novidade nas Notificações é que o usuário poderá interagir com elas diretamente nesta tela, sem ter que desbloquear o dispositivo e ir até a respectiva app. É um recurso interessante, já que agiliza o processo de responder uma notificação recebida. Resta saber como será solucionada a questão de segurança. Será que qualquer pessoa poderá pegar o meu celular, ainda bloqueado, e responder as minhas notificações? A conferir!

c) Atenção para os novos gestos para navegar : Nas versões anteriores, para desbloquear o dispositivo, deslizava-se a tela da esquerda para a direita, de qualquer parte  dela, e então  um teclado virtual como titulo  “Digite o Código”  era apresentado para  o usuário inserir sua senha de acesso.

A partir de agora, a navegação por gestos muda: ao deslizarmos a tela bloqueada da esquerda para a direita, serão apresentadas as notificações das widgets, como previsões do tempo, informações sobre Bolsa de valores, e outros alertas que o usuário por ventura tenha programado para receber.  

d) Para desbloquear: Na tela bloqueada, o botão (slider)  “Deslize para desbloquear,” simplesmente sumiu! E, convenhamos esse passo era mesmo inútil!

No iOS10, o desbloqueio será feito acionando-se o botão HOME, e a tela  “Digite o código”  será apresentada . O desbloqueio, então, poderá ser feito de duas formas: digitando o código através do teclado virtual, ou com a impressão digital, se o dispositivo permitir e o usuário tiver cadastrado a sua digital previamente.

2. A CENTRAL DE CONTROLE

Esta é a área para acesso rápido que pode ser acionada ainda com a tela bloqueada ou a qualquer momento, bastando deslizar  os dedos na tela a tela de baixo para cima. Lá encontramos atalhos para definir o tipo de conexão (avião, wifi  etc.), a iluminação da tela, controles de música, lanterna , relógio, calculadora e câmera.

No iOS10, o layout  da  Central  de Controle foi redesenhada para facilitar a visualização dos controles. As funcionalidades foram separadas em blocos distintos tornando mais fácil ligar, desligar e ajustar as opções. A área de música foi separada em um novo painel  que pode ser  acessado deslizando da direita para a esquerda.  Agora, há mais espaço para os controles da música (parar, reproduzir, etc.) e também para as informações daquela que está tocando (como título, nome do cantor etc.). Estas modificações certamente irão beneficiar muitos usuários, mas principalmente aqueles que tiverem algum tipo de dificuldade motora e/ou cognitivas.

Algumas das funcionalidades da Central de Controle ganharam opções que podem ser acionadas nesta mesma tela, como por exemplo: ao tocar em “iluminação”, o usuário já pode selecionar se quer baixa, média ou alta, sem precisar entrar na app.  Outro exemplo é a opção câmera. Neste mesmo lugar o usuário poderá selecionar se quer tirar uma foto, filmar ou mesmo tirar uma selfie!

3. HOME

A tela Home (onde as apps são selecionadas) continua com o mesmo layout. A grande novidade agora é que podemos remover também aquelas apps que já vêm instaladas de fábrica, mas que não utilizamos. Nos sistemas anteriores era impossível remove-las, o que é um grande inconveniente porque, além de ocuparem espaço de armazenamento, perdia-se muito tempo com suas atualizações desnecessárias.

Outra vantagem é que removendo as apps desnecessárias diminui-se a quantidade de informações da tela HOME,  e uma tela mais “limpa” será mais fácil de ser usada por pessoas com deficiência cognitiva, para principiantes no uso do equipamento (crianças, idosos) e também para usuários que utilizam leitor de tela, que precisam “varrer” todas as apps, até encontrar aquela que procuram.

Se o usuário mudar de ideia e quiser reinstalar alguma app removida, bastará  baixá-las novamente a partir do Apple Store.

4. NOVIDADES NAS OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE

Os recursos de acessibilidade, acionados entrando em Ajustes-> Geral-> Acessibilidade, foram ampliados e melhorados. Alguns destaques:

a) Para pessoas com deficiência visual total: No iOS10 será possível especificar como o leitor de tela VoiceOver deve pronunciar determinadas palavras. Foi incluída uma nova opção Áudio, que permite enviar som para múltiplas fontes, como por exemplo: enviar o som do VoiceOver para uma fonte de áudio enquanto a música é enviada para outra. A conferir!

b) Para pessoas com  baixa visão: Não será mais necessário baixar apps para fazer com que a câmera do iPhone/iPad funcione como uma lupa, pois esta funcionalidade  fará parte das opções  Acessibilidade  (“Magnifier”).  Com este recurso o usuário poderá, por exemplo, ampliar textos de qualquer objeto. As opções de luminosidade, autocontraste e filtro de cor possibilitarão fazer ajustes adicionais de acordo com as necessidades visuais do usuário.

Nota: não confundir com a opção de acessibilidade “Zoom”, que amplia o conteúdo que está na tela do dispositivo.

c) Para pessoas daltônicas ou com baixa visão: Agora existem mais opções para adequarmos as cores das telas do iPhone/iPad. Além do recurso de trocar cores por escala de cinza, teremos opção para trocar cores, intensidade e tom das telas e dos ícones que representam as apps.  Em  Ajustes-> Geral-> Acessibilidade  a  nova opção : “Display Accomodation”, será possível trocar cores vermelho por verde (para atender usuários com Protoponia), verde por vermelho (deuteranopia) e azul por amarelo (tritanopia). É possível também trocar as cores de fundo da tela.

d) Para pessoas disléxicas ou com dificuldade de leitura: O recurso  “Fala” ganhou novas habilidades no iOS10. Além de ser mais fácil selecionar o texto a ser falado, as palavras serão destacadas na medida em que forem faladas, assim como acontece quando pedimos que a tela toda seja falada (deslizando dois dedos de cima para baixo).

O novo recurso de áudio que fala as letras enquanto se digita, permitirá que a pessoa perceba um erro imediatamente. As palavras e letras que são sugeridas no teclado virtual (predição de palavras) também poderão ser faladas em voz alta.

e) Para pessoas surdas: Muitas organizações oferecem (por lei) um número 0800 para ligações de pessoas surdas que utilizam um terminal telefônico especial, conhecido como TTS ou TTY em inglês. Este telefone especial tem um teclado alfanumérico e um visor acoplado, que permite à pessoa com deficiência auditiva ou de fala digitar uma mensagem de texto e, através de uma telefonista,  se comunicar com outras pessoas. Nas versões anteriores do iPhone, o usuário surdo podia transformar seu celular em um telefone TTS acoplando a ele um acessório especial de hardware.

No iOS10, esta funcionalidade será feita através de software e portanto não será mais necessário comprar qualquer acessório específico.

f) Para pessoas com mobilidade limitada: existe uma grande variedade de possibilidades para que usuário com mobilidade reduzida possa navegar e interagir com o iPhone/iPad . Em Ajustes-> Geral -> Acessibilidade-> Controle Assistido define-se  o tipo de interação desejada que pode ser:  através de acionadores externos, com toques especiais na tela ou mesmo com o uso da câmera (mouse ocular). Com estes recursos o usuário com deficiência motora pode selecionar textos, arrastar itens, digitar, jogar, virar páginas de um livro digital ou até mesmo desenhar. O iOS10 terá mais opções para configurar os controles de navegação. Será possível também o usuário usar seu iPhone/iPad, com os acionadores que está acostumado, para controlar outros dispositivos,  como por exemplo uma AppleTV.

g) Para pessoas surdocegas: A app Telefone ganhou a habilidade de fazer a transcrição do voicemail . Com este recurso uma pessoa surdocega, poderá, por exemplo, ler suas mensagens de voz em uma linha braile, ou seja, como texto!

5. SIRI: COMANDOS POR VOZ  

SIRI, o recurso que permite o usuário executar atividades do dia a dia no seu celular através de comandos por voz , como por exemplo, fazer ligações telefônicas, enviar mensagens,  informar  as horas, ldigitar termos de busca na Internet, ligar ou desligar o leitor de tela, entre outros serviços, é uma ferramenta bastante útil principalmente para pessoas com deficiência visual.  

Na nova versão, SIRI foi bastante melhorada, e a grande novidade é que o seu uso será ampliado, pois a Apple liberou o software para que desenvolvedores possam integra-la a suas apps. O usuário poderá, por exemplo, fazer uma chamada de taxi, fazer ligações no Skype, enviar mensagens no WhatsApp , tudo através de comando de voz. Contudo, certamente a integração com a SIRI em português será menor do que com o idioma inglês, ao menos no começo.

6. TECLADO MELHORADO

Para facilitar e otimizar o tempo de digitação, o sistema  iOS oferece “predição de palavras”, isto é, junto com o teclado virtual onde escrevemos textos, aparece um conjunto de sugestões de palavras , normalmente relacionadas com correções ortográficas. Este recurso é especialmente importante para pessoas com dislexia, dificuldade motora ou de escrita.

No iOS10, as sugestões serão ainda mais complexas pois serão também baseadas no contexto. Por exemplo, ao se digitar “o telefone de Joao é ”, serão oferecidas como sugestões os telefones de contatos de nome “João” que o usuário por ventura tenha cadastrado.

Outra melhoria é que será possível digitar textos com palavras de mais de um idioma sem precisar ficar trocando a configuração do teclado. O sistema será capaz de detectar automaticamente a mudança do idioma! Esperamos logo testar esse recurso em dicionários bilíngues, nos quais se exige alternância frequente de idiomas.

7. MAPAS e MUSICAS

As apps Mapas e Musica foram redesenhadas, ganharam uma interface mais “limpa” e, portanto mais fácil de usar. A app Mapas assim como a SIRI, foi liberada para desenvolvedores e provavelmente vamos ver cada vez mais esta app ser integrada a outras. Um exemplo de aplicação poderia ser: localizar um destino em Mapas e, sem sair da app, aproveitar para chamar um serviço de taxi ou Uber, ou então localizar um restaurante e já fazer reserva de mesa...

A app Musica ganhou ,entre outras funcionalidade, um espaço para as letras das músicas!

8. MENSAGENS E FOTOS

Estas apps ganharam muitos recursos. Na Mensagem o usuário poderá incluir animações, efeitos especiais, emojis maiores(figurinhas), fazer anotações em fotos, criar desenhos e um monte de outras pirotecnias. Existe até uma ferramenta que troca palavras em textos por emojis!

A app Fotos será capaz de reconhecer imagens, rostos, objetos e cenários e organizá-las segundos critérios do usuário, que poderá montar álbuns, como por exemplo: reunir, automaticamente, todas as fotos de uma determinada pessoa.

Resta saber como ficará a acessibilidade desse dinamismo todo. A conferir!

FINALIZANDO...

Existem ainda muitos detalhes da iOS10 e muito material informativo na Internet, visto que esta é a maior atualização já feita pela Apple.

É, portanto, importante que os usuários, principalmente aqueles com deficiência que são grandes usuários desses dispositivos, tenham uma boa ideia do que está por vir e possam decidir com mais segurança se vale a pena trocar a versão quando ela for liberada ao publico,  ou mesmo se vale a pena comprar um novo dispositivo Apple, visto que os modelos mais antigos do iPhone e iPad não serão compatíveis com o iOS10. Os modelos a serem descontinuados serão: iPad 2, iPad 3ª geração,iPad mini, iPhone 4s e iPod touch 5ª geração.

Em Referências, relacionamos alguns artigos e vídeos interessantes sobre as novidades do iOS10. Ressaltamos ainda que  a versão liberada atualmente é de testes e que ajustes são esperados. 

REFERÊNCIAS:

1. “Tem um iPhone 4S? Então não espere ter o iOS 10 no seu iPhone”:   https://pplware.sapo.pt/gadgets/ipad/iphone-4s-nao-espere-ter-o-ios-10/

2. Apple Previews New Accessibility Features Set to Come Later this Year in iOS, watchOS, tvOS, and macOS: http://www.applevis.com/blog/apple-apple-tv-apple-watch-assistive-technology-ios-mac-os-x-news/apple-previews-new

3. Vídeo em ingles: 75 new iOS 10 features / changes!:  https://www.youtube.com/watch?v=Z3LTiIUoTU8

4. OS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/ios-10-pontos-negativos-e-positivos-do-novo-sistema-do-iphone-e-ipad.html

5. Videoem ingles: iOS 10’s Overhauled Lock Screen:  https://www.youtube.com/watch?v=_36LnpCoWoY

6. Novidades do iOS 10 quanto à acessibilidade: http://dicasapple.com/novidades-do-ios-10-quanto-a-acessibilidade/

VOLTAR